31.1.12

Um pouquinho de cultura.

Falar da cultura pernambucana não é lá muito difícil, o estado é um celeiro de grandes influências e proporciona aos visitantes um repertório bem interessante em todos os aspectos culturais.


Um post bem completo sobre a cultura de Pernambuco não caberia nesse blog, mas aí vão alguns bens culturais que se destacam:


Frevo

Provavelmente o bem cultural mais conhecido do estado de Pernambuco, o frevo é um ritmo musical e uma dança que mistura elementos da capoeira, marcha e maxixe. O ritmo, geralmente acelerado, surgiu em Recife no final do século XIX e algumas pessoas afirmam que foi criado com o intuito de dar ao povo mais animação nos folguedos. Já a dança do frevo, que é denominada passo, surgiu da junção da capoeira com o ritmo do frevo e as roupas estilizadas e coloridas junto com as sombrinhas são a principal característica dos dançarinos de frevo.





Galo da Madrugada

Criado por Enéas Freire em 1978, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada é o maior bloco de carnaval do mundo, oficialmente considerado pelo Guinness Book. O Galo é sem dúvida, junto ao frevo, o maior ícone do carnaval pernambucano e sua cultura. O bloco arrastou aproximadamente 2 milhões de pessoas pelas ruas do centro do Recife em 2011.




Maracatu

O Maracatu nasceu através de uma mistura das culturas africana, indígena e européia. Surgiu em meados do século XVIII e é tida como uma das mais fortes manifestações culturais da música folclórica pernambucana afro-brasileira. O Maracatu representa um cortejo real que desfila pelas ruas do Recife e é conhecido também pelo nome de nação. Os grupos mais tradicionais são os Maracatus Elefante, Porto Rico, Leão Coroado e Estrela brilhante. Também existe o Maracatu Rural, que é totalmente diferente do nação e é caracterizado pelos caboclos de lança.

Maracatu Nação

Maracatu Rural e seus caboclos de lança

Forró

Tradicional não só em Pernambuco, mas em todo o nordeste, o forró é um ritmo e dança típico das festas juninas, mas que é popular o ano todo. O forró se tornou um fenômeno a partir dos anos 50, graças a nomes como Luiz Gonzaga, e se popularizou por todo o Brasil com a intensa imigração de nordestinos. Hoje o forró se divide em vários estilos, desde o tradicional pé-de-serra, até o forró eletrônico, vertente mais estilizada que ganhou popularidade no final da década de 90. O forró é a representação cultural nordestina mais popular fora do nordeste, atingindo até proporções internacionais.


Grandes shows de forró em Recife

Manguebeat

O Manguebeat é um movimento cultural com ênfase na música criado na década de 70 por Robertinho de Recife, tendo seu ápice na década de 90 graças a Chico Science, ex-vocalista da banda Chico Science e Nação Zumbi, reconhecida como o grande ícone desse movimento. A musicalidade desse estilo se faz de uma mistura entre o rock, hip hop, maracatu e música eletrônica, e a grande mensagem é a crítica a desigualdade social e os danos ambientais ao mangue, tendo como cenário o Recife, mas se encaixando perfeitamente no âmbito nacional. Esse movimento foi essencial para Recife voltar a ser um centro musical e ficou marcado na cultura da cidade de uma forma incrível. Chico, que morreu em 1997 em um acidente de carro, é uma das personalidades mais lembradas e associadas ao nome da cidade.

Chico Science

Chico Science e Nação Zumbi

O Intercom Nordeste 2012 vem aí pra vocês verem de perto toda essa diversidade cultural! 

Continue Interligadocom Recife.









0 comentários:

Postar um comentário