5.6.12

Livro sobre o discurso argumentativo na publicidade será lançado no Publicom.

O livro Entendendo o Discurso Argumentativo na Publicidade: Uma Análise Verbo-Visual, dos autores Moab Duarte Acioli e Elisa Barreto, ambos docentes da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), estará entre os lançamentos do Publicom.



Elisa Barreto e Moab Acioli



Veja os dados da obra:

Título: Entendendo o Discurso Argumentativo na Publicidade: Uma Análise Verbo-Visual

Autores: Elisa de Araújo Barreto Neta e Moab Duarte Acioli

Editora: Universitária - UFPE

Valor: R$ 30,00

Descrição: A publicidade apresenta um discurso eficaz que estimula o comportamento consumidor dos sujeitos, desde produtos até causas sociais. Para tanto, são utilizados textos verbais e textos não verbais dispostos em anúncios permeados de persuasão, onde estão presentes o "ethos", o "logos" e o "pathos" visando seduzir intelectual e emocionalmente o consumidor. Entre as causas sociais, pode ser enfocada a mobilização de recursos para hospitais filantrópicos, que cada vez mais necessitam diversificar suas fontes de renda, encontrando apoio no contemporâneo movimento de solidariedade. Nesse sentido, o objetivo deste livro é analisar as estratégias argumentativas presentes em textos e imagens de uma campanha publicitária para a mobilização de recursos numa instituição na Cidade do Recife. O corpus é o material de uma campanha  intitulada "Cartões de Natal", visando arrecadar fundos para um centenário hospital da cidade, composto por três anúncios de jornais veiculados entre novembro e dezembro de 2007. A pesquisa é qualitativa e exploratória, e como recursos técnicos se utilizam análise bibliográfica e uma análise dos discurso verbo-visual presente em peças publicitárias. Esta leitura se fundamenta em uma concepção de que existe uma articulação entre uma enunciação, um enunciado concreto e um enunciado, o que envolve elementos como a situacionalidade, a intertextualidade, a intencionalidade, entre outros, a se caracterizar como estratégia argumentativa. Assim, com este trabalho há uma reflexão sobre o direcionamento que o terceiro setor está dando à publicidade social, grande aliada para gerar visibilidade às causas sociais, e com isso, ter ampliado os espaços de discussão, sobretudo porque traz no seu discurso mensagens que despertam a conscientização e sensibilização dos/as cidadãos/ãs.



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